quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Caminho para o bem estar


Caminho para o bem estar

Em outubro/2017 comecei a desenvolver dentro de um projeto na escola Medianeira (Santa Maria/RS) onde meus filhos estudam a oficina: “Saudável Ser”. Com o intuito de trabalhar educação emocional. Mostrando para as crianças que todos os sentimentos são importantes. Não devem ser reprimidos, mas sim compreendidos e principalmente saber como lidar com eles de forma a não sair magoado e nem magoar os outros. As atividades desenvolvidas foram:

Trenzinho:
- Para circular no pátio da escola. A locomotiva com a carinha do Thomas puxando os demais vagões com as palavras na sua lateral dizendo algumas sugestões de como é Saudável Ser: gentil, alegre, feliz, calmo, você mesmo, etc.

Coração:
- Um coração grande foi colocado na entrada da escola para remeter a idéia de acolhimento. Demonstrando o quanto a escola preza por seus alunos, pais, funcionários, professores e comunidade em geral.

Oficina na sala de artes:
- Num cenário montado na sala de artes foram disponibilizados vários brinquedos e brincadeiras em torno da criatividade, educação emocional e bem estar. Vários brinquedos criados e outros comprados. Cada turma tinha 30 minutos de atividades: 15 minutos de brincadeiras e 15 minutos de bate papo com meditação. O público foram as turmas do 1º ao 4º ano e os pequenos dos níveis A. E na hora do recreio a gurizada adorava dar uma passadinha por lá.
  

Oficina em Sala de aula:
- Em sala de aula foi trabalhado com as turmas do 3º e 4º ano atividades para desenvolver conceitos dentro da educação emocional.

- Mostro amigo: Um boneco de tecido – confeccionado pela minha mãe – baseado num modelo tirado da internet. Passou por todas as crianças em sala de aula. Quem quisesse podia escrever num papel algo que incomoda, chateia, magoa, entristece, deixa brabo e depois colocar na boca do monstro para ele digerir. Não era para se identificar. A idéia é quando se escreve algo tira da mente. E começa o caminho para lidar com situações desagradáveis. A lidarem com seus monstros internos.

Teatrinho: Numa caixa de papel foi desenvolvido um teatrinho. Com os personagens representando a criança, porta (que precisa ser aberta para lidar com suas emoções), placa dizendo o que deseja e monstro para se aproximar e ajudar a lidar com a situação. Foram dados as peças para eles pintarem e montarem. Deixando livre para eles depois criarem seus próprios personagens. Ao fazer essa manipulação a mente da criança fica livre para lidar com as situações estressantes para ela de forma lúdica.
Usando a imaginação podem montar o teatrinho como quiserem.

- Envelope Monstro Amigo: Também foi montado com eles um envelope para colocarem dentro um bilhetinho com o que os incomoda. Para num momento que se sentirem bem poder conversar com alguém. Sejam os pais, responsáveis, amigos ou professores. (pode ser guardado dentro da caixa do teatro mental).

Essa figura pode imprimir, pintar, recortar e montar o seu envelope monstro.


- Ponte para o bem estar: No quadro foi sendo montando com cada turma uma ponte para o bem estar com premissas básicas. Ferramentas simples para eles lidarem com as situações conflitantes. De um lado hora um boneco, hora carinhas representando quando se sentem mal e do outro lado quando estão felizes.

Atitudes para ajudar a atravessar a ponte do bem estar:

- Reflexão: ficar mais atento ao que acontece ao seu redor. Observar mais. Entender que nem sempre sua atitude está agradando. Que é melhor fazer um amigo do que brigar com um amigo.

- Empatia: ao se colocar no lugar do outro. Perceber que apelidos e xingamentos magoam. Se não gosta. Não faça aos outros. Entender que o amigo pode estar passando por uma situação difícil. Que pode estar acontecendo algo para levar o amigo a agir de forma desagradável aos seus olhos.

- Autocontrole: as crianças são cheias de energia. Ajudar a elas equilibrarem seu tempo e espaço. Momentos de agito e momentos que precisam estar mais atentas e calmas. Perceber que elas podem exercer o controle sobre suas ações.

Ações para ajudar nas atitudes no caminho do bem estar:

- Contar até 10: Devagar. Ajuda dar um tempo para agir de forma mais calma e com lucidez.

- Respirar devagar: oxigena o corpo, o cérebro e a mente. Possibilitando pensar antes de agir e com consciente tomar melhores decisões.

- Relaxar a mão: Quando está com raiva a mão fica tensionada. Ao relaxá-la evita dar socos, puxões ou empurrões.

Também foi confeccionado um grande T. Simbolizando: Treino Traz Traquejo. Habilidades nem sempre natas podem ser desenvolvidas com treino.

Utilizando muito itens simbólicos para facilitar a associação para que as crianças possam aprender a lidar com seus sentimentos. Sementinhas que gerarão frutos futuros – adultos saudáveis emocionalmente - por terem construído sua estrutura emocional saudável desde criança.

Andrea dos Santos Leandro
Autora do projeto Saudável Ser

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meditando com a gurizada: Guardiões da paz

Meditando com a gurizada: Guardiões da paz :     Guardiões da paz Já estou na terceira edição do projeto Meditando com a Gurizada. S...