domingo, 12 de novembro de 2017

Teatro mental: minha mente em ação



Teatro Mental: Minha Mente em Ação

Numa caixa de papel desenvolver um teatrinho. Uma forma da criança brincando lidar com seus próprios monstros internos. Situações que para ela podem ser difíceis. Ou simplesmente colocar para fora algo que está dentro dela Ao expressar, esclarece e ajuda a lidar. Por isso, a ideia de "Minha Mente em Ação" escrito na frente da caixa.

Atividade que foi desenvolvida com algumas turmas do terceiro e quarto ano da Escola Medianeira (Santa Maria/RS). Inicialmente foram dados alguns itens para eles começarem. Foi estimulado que procurassem personagens que eles gostariam de incluir. Aqui nesta postagens estou colocando alguns a pedido deles e assim também disponibilizando para o público em geral. São imagens da internet. Escolha uma aqui ou faça sua própria pesquisa. É só recortar, colar num palito de picolé e depois furar a tampa da caixa e montar seu próprio teatro. Após brincar pode guardar dentro da mesma para brincar num outro momento. Pode montar seu próprio cenário também e enfeitar a caixa como quiser.

O caminho do bem estar foi montado junto com eles em sala de aula. A imagem abaixo é uma montagem baseada nessa atividade.


Algumas sugestões para a montagem do teatro que pode ser trabalhado em sala de aula ou os pais junto com as crianças. O importante é elas brincando elaborarem elas mesmas a montagem. Nesta postagem está apenas uma sugestão para iniciar o processo. Nesse link tem mais detalhes como foi trabalhado com as crianças. https://saudavelser.blogspot.com.br/2017/11/caminho-para-o-bem-estar.html#links.

Elementos do teatro:
- Personagens que representam a criança. Pode ser uma montagem com a foto dela ou um personagem que ela goste ou imagem escolhida.
- Porta: simbolizando que pode se abrir para que ela possa se abrir para lidar com suas emoções.
- Placa dizendo o que deseja.
- Monstro para se aproximar e ajudar a lidar com a situação. Simbolizando o monstro amigo.

Com um termômetro das emoções a criança pode identificar como está se sentindo e a partir daí brincar/lidar com o que está sentindo.
Use um clip ou outro objeto para montar a seta para a criança poder identificar a emoção. Colocar a criatividade em prática.


Ao fazer essa manipulação a mente da criança fica livre para lidar com as situações estressantes para ela de forma lúdica.

Placa sugestões. Pode montar com a frase que desejar

Saudável Ser de várias formas

abaixo vários personagens meditando, mas não necessariamente precisam estar. Escolha outras imagens que sejam inspiradoras:

















Andrea dos Santos Leandro
Autora do Projeto Saudável Ser
(55) 99632.1828 (whatsapp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meditando com a gurizada: Guardiões da paz

Meditando com a gurizada: Guardiões da paz :     Guardiões da paz Já estou na terceira edição do projeto Meditando com a Gurizada. S...